O que é Psicoterapia?
A psicoterapia é um processo terapêutico que trata do psiquismo. Assim como é comum irmos ao médico e ao dentista para cuidar da nossa saúde, ir ao psicólogo para nos conhecermos melhor ou compreender algum problema emocional, também é natural.
Através da psicoterapia é possível entender melhor nosso jeito de ser ou uma situação específica, transformando nossa forma de pensar, sentir e agir. É realizada por um profissional que possui formação em Psicologia e pode ser feita individualmente, em família ou em grupo conforme a demanda a ser tratada.
A Psicologia é uma ciência que visa fazer com que o ser humano se conheça e seja capaz de interpretar a si mesmo e o mundo em que vive. O psicólogo usa seus conhecimentos para trabalhar com as emoções, sentimentos e valores do cliente identificando os aspectos psicológicos envolvidos.


A psicoterapia proporciona vários benefícios, tais como:
Adquirir autoconhecimento;
Compreender melhor os próprios sentimentos;
Melhorar as relações interpessoais;
Prevenir e tratar doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade;
Promover bem-estar;
Reestabelecer seu funcionamento psíquico;Encontrar recursos adequados para lidar com dificuldades.


O que você pode tratar na psicoterapia
Ansiedade
Depressão
Medos e Fobias
Estresse
Compulsões
Problemas e conflitos afetivos
Transtornos (bipolar, humor, etc)
Morte e luto
Desenvolvimento pessoal
Entre outros.
IMPORTANTE
Cada pessoa responde de uma forma ao processo. No entanto, podemos afirmar que os resultados esperados e frequentes, quando o tratamento caminha bem, estão descritos na lista de benefícios acima.
Se você estiver de acordo e concordarmos em iniciar o processo de terapia juntos, geralmente recomendo uma sessão semanal de 50 minutos, mas cada caso é analisado individualmente.
Como a psicoterapia envolve frequentemente a abordagem de aspectos difíceis e complicados de sua vida, você poderá, eventualmente, experimentar alguns sentimentos desconfortáveis como tristeza, ansiedade ou raiva. Estes sentimentos, quando ocorrem, costumam fazer parte do processo que vai levar à resolução das questões que vieram a ser trabalhadas. Portanto, entenda que muitas vezes, mesmo causando desconforto, eles são comuns e esperados.
QUAL O TEMPO DE TRATAMENTO?
A duração do tratamento psicoterápico varia consideravelmente dependendo da pessoa e da natureza das questões a serem trabalhadas. É difícil determinar com precisão a quantidade de tempo necessário para o aparecimento de resultados. Vários fatores contribuem para esta linha do tempo, incluindo:
• A natureza do problema em si;
• Quanto tempo a questão tem sido um problema (recentemente desenvolvido vs. crônico ou de longa duração);
• Quanto apoio você tem em sua estrutura social (família e amigos);
• Sua dedicação e entrega ao processo.
O fim do processo psicoterapêutico sempre deverá ser discutido entre o psicólogo e o paciente considerando um devido tempo de antecedência para que aconteça o processo de alta. Sempre que possível, vou encorajá-lo a tomar esta decisão em colaboração comigo. De qualquer forma, saiba que, em hipótese alguma, você será obrigado(a) a continuar no processo caso decida que é hora de sair, ou caso eu perceba que não há mais benefícios a serem colhidos.
Porém ressalto que embora seja muito variável, os resultados tendem a aparecer por volta dos 3 meses de tratamento.
Após a contratação do atendimento psicológico acordado entre nós, as sessões ocorrerão semanalmente no horário combinado até que haja alguma alteração manifestada por alguma das partes.