O que é a Terapia Cognitivo-Comportamental(TCC) ?
A Terapia Cognitivo-Comportamental é uma das abordagens com mais comprovação cientifica em termos de resultados.
Ela foi criada na década de 60 pelo psiquiatra Aaron Beck e é uma abordagem que busca entender como o ser humano interpreta os acontecimentos, a forma como ele os vê, sente e pensa.
Essa abordagem é bastante especifica e diretiva, sendo utilizada para tratar diversos transtornos mentais e questões emocionais de forma eficiente.
O principal objetivo é identificar padrões de comportamento, pensamentos e crenças que estão na origem dos problemas.
Durante o tratamento, através de técnicas e ferramentas específicas da TCC, auxilio os meus pacientes a identificarem seus padrões disfuncionais e desadaptativos elaborando uma estratégia de tratamento para a reestruturação cognitiva e comportamental melhorando a sua qualidade de vida.
O que é a Terapia do Esquema?
A Terapia do Esquema foi desenvolvida pelo psicólogo Jeffrey Young na década de 80, inicialmente para tratar transtornos de personalidade, porém sua eficácia vem ampliando sua aplicação para várias condições psicológicas.
Essa teoria inovadora é uma evolução dos fundamentos da Terapia Cognitivo-Comportamental, da Psicodinâmica e da Gestalt, e se diferencia por dar ênfase à investigação das origens dos problemas psicológicos na infância. É nessa fase da vida que surgem os esquemas iniciais desadaptativos, a partir das necessidades emocionais básicas não atendidas. Ela se concentra em identificar e mudar esquemas disfuncionais que podem estar causando sofrimento ou dificuldades na vida do paciente.
Em sumo, é uma abordagem que reconhece a pessoa como única e multidimensional, considerando os pensamentos, sentimentos, comportamentos e experiências atuais e passadas. Utiliza-se de técnicas como psicoeducação, imagens mentais e técnicas experienciais.